HQ Arte
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HQ Arte


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?

Ir para baixo 
+6
Tonon
Rai
Hangar 02
Anderson Cossa
LAUDO
DZA
10 participantes
AutorMensagem
DZA

DZA


Mensagens : 49
Data de inscrição : 02/03/2008
Idade : 45
Localização : Minas Gerais

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptyTer 04 Mar 2008, 02:12

E aê pessoal. Foi só recentemente que eu começei a cogitar a desenhar para quadrinhos ( apesar de já desenhar a séculos...), então eu imagino que eu seja o mais desinformado aqui. Mas vcs parecem todos ter anos de experiência no assunto. Então eu queria a opinião de vcs no seguinte:
Eu estava lendo o blog do Leonardo Santana, onde ele conta que ofereceu a revista dele F.D.P (foi comentada aqui em um post recente, por isso me ocorreu o assunto.) para 6 editoras, recebeu resposta de 3, e somente uma realmente ofereceu uma proposta. Ele conta que gastou R$ 1.430,00 pelos trabalhos de roteiros, desenho, arte-final, legenda e cores numa revista de 22 páginas. Mas a editora que fez a proposta disse que só pagaria o valor que ele gastou por uma revista de pelo menos 100 páginas! O que daria R$14,3 por página completa.

O que eu gostaria de saber de vsas senhorias é qual a experiência que cada um tenha nas tentativas de enviar algum projeto a editoras... o cenário é realmente assim tão ruim?

E também qual o preço mínimo que valeria uma página completa (roteiro, arte, cor, letreamento ). Alguém aê faria pelos R$14,3?

Vamos lá pessoal. Se alguém sabe do que tô falando, não deixe de participar! lol!

(Nota: como o assunto aqui é quadrinho nacional, acho que o post tá no lugar certo. Mas se não estiver... foi mal!)
Ir para o topo Ir para baixo
LAUDO

LAUDO


Mensagens : 13
Data de inscrição : 26/02/2008
Idade : 60
Localização : São Paulo/SP

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptyTer 04 Mar 2008, 10:14

Olá, DZA.

É. A situação com as editoras é um caso sério. Há vários pontos a serem discutidos, entre eles esse ao qual você se refere que é o pagamento do material.
Mas te digo, que há outros pontos muito mais drásticos, como falta de postura, ética.
Isso que eu digo, óbvio, não se aplica há todas. Mas há muito por aí. Outro ponto muito
sério é a visão editorial de alguns. Isso é um ítem que vivo falando, Existe áinda em alguns
casos a certa visão de leitor, deixam-se influenciar (inconscientemente) por gostos pessoais
aí às vezes a obra nacional a ser estudada para publicação necessita de um referencial primeiro para aí ter cogitações de se publicar.

No caso do Leonardo, eu desconhecia essa questão de uma editora ter aceitado publicar mediante a um pagamento de 14 reais a página. É muito pouco, sem dúvida. Negócio impensável. Porém, vale dizer que houve o interesse por parte desse suposto editor e o Leonardo poderia ter negociado outro tipo de pagamento. Pois existe aí algumas vantagens na publicação via editora, como tiragem maior e distribuição que é um dos problemas mais sérios para um produção independente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.estudiobandadesenhada.com.br
DZA

DZA


Mensagens : 49
Data de inscrição : 02/03/2008
Idade : 45
Localização : Minas Gerais

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptyQua 05 Mar 2008, 01:17

Crying or Very sad É cara, desanimador. Agora eu entendo porque o Moon e o Bá tentam tanto ser conhecidos no exterior! Lá eles podem fazer de sua paixão uma profissão. Eu também li algumas colunas no bigorna.net falando dos absurdos cometidos por algumas editoras, que chegam a publicar o material de alguém e depois não dar qualquer retorno de tiragem ou prestação de contas de quaquer tipo, deixando o infeliz do quadrinista a ver navios!

Mas bem menos pessoas que eu esperava se manifestaram... talvez nós e que tenhamos de tentar com mais afinco. Talvez até aceitar um pagamento irrisório para iniciar e ver algo publicado... se bem que quanto a isso eu já li duras críticas em alguns sites de ilustração, onde os profissionais da área chamavam esse tipo de atitude de concorrência desleal! Que pra ser um profissional honrado vc tem que seguir a tabela como todo mundo... pô, a tabela do HQMIX fala em 150 ou mais por página só com o desenho! Quem vai pagar isso! confused
Ir para o topo Ir para baixo
LAUDO

LAUDO


Mensagens : 13
Data de inscrição : 26/02/2008
Idade : 60
Localização : São Paulo/SP

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptyQui 06 Mar 2008, 10:23

Pois é, meu caro, esse preço que você cita da tabela do HQ Mix, procede. Editoras que lidam com quadrinhos não pagam esse valor nem a pau, os valores que costumam pagar sinceramente eu desconheço.

O que acontece na maioria das vezes é a editora pagar ao autor porcentagem de venda, pelo preço de capa, variando entre 8 e 10%. Claro que o problema é justamente receber esse valor pois é pingado mesmo, um aqui outro acolá, com diferença de meses.

O que acontece na maioria das vezes é que à partir do momento que a pessoa se torna notória, como o caso dos gêmeos, a coisa muda de figura. Porém, DZA, isso é muito curioso, pois essa questão de fama, de pessoa de notoriedade nos quadrinhos é algo muito paradoxal, pois para o grande público, muitas "estrelas" do nosso quadrinho são desconhecidas, compreende? A coisa acaba sendo uma paparicação somente do meio o que acarreta de não se sair de um gueto, quando a coisa realmente interessante é buscar público leitor fora desse seguimento de "leitores" de quadrinhos.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.estudiobandadesenhada.com.br
Anderson Cossa
Admin
Anderson Cossa


Mensagens : 95
Data de inscrição : 15/02/2008
Localização : Cambé/Londrina Pr

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptyQui 06 Mar 2008, 18:56

Também não sei se há preço estabelecido por página. Acredito que quanto maior a tiragem de uma revista, isto é, quanto mais se ganha com ela, maior será o valor de seu trabalho. Nos EUA é assim! Revistas que são sucesso sempre pagam mais que uma revista mais modesta. Mas claro que nela só entra desenhista bom e a responsábilidade é maior.
Mas nota-se que talvez a coisa comece a melhorar pro nosso lado. Confira os sinais:

http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/arch2008-03-01_2008-03-31.html#2008_03-05_17_17_36-10623622-25

Quem sabe não seja um ínicio de mercado. Mesmo que seja tipo os Mangás no Japão, na qual as editoras só lancem histórias fechadas.

Mas no caso do Leonardo Santana, realmente o preço é muito baixo. Talvez compense mesmo pelo fato de conseguir publicar em uma editora com bom nome no mercado. Mas é duro trabalhar quase de graça! Crying or Very sad


Última edição por Anderson Cossa em Seg 10 Mar 2008, 16:20, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://andersoncossablog.blogspot.com
LAUDO

LAUDO


Mensagens : 13
Data de inscrição : 26/02/2008
Idade : 60
Localização : São Paulo/SP

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptySex 07 Mar 2008, 10:59

Olha, sinceramente falando, o discursso pessimista dentro do panorama do que se pode chamar de quadrinhos nacionais não é de hoje. Gente, o pessoal reclama pacas. Não digo que não há razão nisso, pelo contrário, na maioria das vezes procede.
Mas acredito que no final das contas é fundamental que se produza. Se produza. Isso pode ter conseqüencias futuras. O mercado de livrarias hoje já se adaptou ao grande número de álbuns e livros em quadrinhos que vem invadindo as livrarias. É comum você entrar em qualquer grande loja de livros e ver lá um espaço reservado para quadrinhos. Grande livrarias como Fnac e Cultura por exemplo, possuem prateleiras grandes repletas de albuns nacionais.
É claro que a grande maioria é trabalho estrangeiro, porém já se olha com um pouco mais de cuidado para material brasileiro. Acredito e não digo isso como "a solução" que é importante que o artista brasileiro mostre, produza seu trabalho, independente, via blogues e fotlogues, não importa, para que se crie o interesse "real" para publicação.

Claro que a discussão pagamentos é de suma importância, mas acredito que cada passo é importante.

Não sei se vocês viram, mas uma tal editora Bossa Nova lançou na net essa semana uma chamada para autores nacionais enviarem seus trabalhos para avaliação e possível publicação.

Grande parte da rapaziada ligada à quadrinhos está em cima do muro.
Experiência anteriores com outras...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.estudiobandadesenhada.com.br
Anderson Cossa
Admin
Anderson Cossa


Mensagens : 95
Data de inscrição : 15/02/2008
Localização : Cambé/Londrina Pr

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptySex 07 Mar 2008, 16:27

O link que deixei fala sobre a editora Bossa Nova que citou, Laudo. A Pixel editora também está aceitando trabalhos nacionais já faz algum tempo. Acredito que existam outras que não conhecemos, ou que aparecerão. Como você mesmo disse, é importante que nós continuemos produzindo para que, quando as oportunidades como essas e/ou outras melhores surgirem, possamos estar prontos para encarar o trampo. Já sobre grana, acho que só depois que começarmos a fazer sucessos nacionais, mesmo que mais de crítica do que vendas, para com isso chamar a atenção de empresários do ramo de publicações.
Ir para o topo Ir para baixo
http://andersoncossablog.blogspot.com
LAUDO

LAUDO


Mensagens : 13
Data de inscrição : 26/02/2008
Idade : 60
Localização : São Paulo/SP

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptySáb 08 Mar 2008, 09:11

É isso.
Um caminho.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.estudiobandadesenhada.com.br
Hangar 02

Hangar 02


Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/02/2008
Idade : 57
Localização : Tapes

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptyTer 08 Abr 2008, 09:49

Eu não procuro as editoras fazem anos. Acho que a última vez foi a Ediouro, que rejeitou o meu livro sobre Quadrinhos. Depois disso, O Emir me contou uns lances, o Laudo disse outras coisas e eu me desanimei. O esquema é partir para o Quadrinho Independente mesmo e que se foda o resto.

PS: Laudo está de aniversário hoje. Parabéns, amigo! tongue
Ir para o topo Ir para baixo
http://diggitistudio.blogspot.com
DZA

DZA


Mensagens : 49
Data de inscrição : 02/03/2008
Idade : 45
Localização : Minas Gerais

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptyQua 09 Abr 2008, 00:29

Very Happy Ei... reviveram esse tópico! Sabe, eu estive lendo recentemente uma entrevista que o Marcelo Cassaro deu recentemente para o site A arca. Lá ele falou da revista Holy Avenger, que é considerada a revista em quadrinhos brasileira não infantil de maior sucesso da história! Esteve nas bancas por mais de 3 anos e foi um sucesso de vendas. O segredo dele foi cativar primeiro o público alvo dos quadrinhos com um universo de RPG chamado Tormenta que teve vários livros editados. Quando lançada a revista em quadrinhos foi sucesso instantâneo... na minha opinião esse um exelente caminho! Primeiro vc conquista um público em uma determinada área (algo mais popular que quadrinhos...) e só então lança os quadrinhos em si. Eu sou fã de RPG, mas escrever um não é nada fácil... mas é um jeito, que deu muito certo!
Ir para o topo Ir para baixo
Rai

Rai


Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/02/2008

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: É tudo verdade!   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptyQua 09 Abr 2008, 13:16

Muito interessante esse tópico. Eu publiquei uma revista pela editora escala em 2001. Foi no projeto Graphic Talents. Eles me pagaram 1000 reais para fazer a revista toda. Desse montante eu paguei 250 para colorista e diagramador e 250 para o arte-finalista. Sobraram 500 reais para fazer 30 páginas de material, ou seja 16 reais por página. Fiz a revistas meio nas pressas para dar tempo de publicar e o desenho e o trabalho final da revista não me agradou. Foi um trabalho absurdo fazer a revista toda. Mas no final tive algum retorno positivo de público. Mas não faria novamente dessa forma. Fico pensando na proposta da Editora Bossa Nova. Será que vale a pena? Eles pedem 5 páginas desenhadas e um resumo da história. Ótimo! Mas e depois, vão bancar a produção das demais páginas? Fazer 50 páginas de quadrinhos dá um trampo da moléstia e não é brincadeira. Qual profissional pode se dar ao luxo de ficar desenhando uma batelada de páginas sem ganhar nada? E depois, qual a garantia que essa revista vai sair. Haverá um contrato? Em 1992 fiz 60 páginas para uma editora nacional de um cara famoso que não me pagou e a revista não saiu. É um caso a se pensar. Percebo uma ansiedade muito grande dos artistas para publicarem e fazerem sucesso, mas deve-se ir devagar para não entrar em barco furado.
Talvez não seja o caso da Bossa nova. Precisamos averiguar...
No caso da publicação independente eu já vejo com bons olhos. Você controla tudo e faz como quiser. Tudo bem, você pode fazer um trabalho que pode terminar sendo muito pessoal, mas quem disso que isso não pode ser bom. E outra achar que os editores do Brasil tem uma visão boa do que deve ou não ser publicado é ser muito ingênuo. Poucos fazem muito pouco e quando fazem não sabem o que estão fazendo.
Ir para o topo Ir para baixo
Tonon




Mensagens : 49
Data de inscrição : 02/03/2008
Localização : Santo André - SP

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptyQui 17 Abr 2008, 17:19

16 por página?
Rai, eu vou fazer uma pergunta bem pessoal, já me desculpando se estiver sendo indiscreto e aceitando o seu silêncio, se você não quiser responder. Quanto tempo você levou para fazer cada página?
Ir para o topo Ir para baixo
Rai

Rai


Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/02/2008

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptySex 18 Abr 2008, 18:11

Tonon, Como foi em 2001 eu não me lembro muito bem, mas vou dar um chute aproximado. Acho que levei algumas horas, talvez umas 6 horas cada pagina A4 de lápis. Pode parecer rápido, mas eu tive que fazer bem depressa por causa dos prazos apertados o que naturalmente comprometeu o resultado final.
Ir para o topo Ir para baixo
DZA

DZA


Mensagens : 49
Data de inscrição : 02/03/2008
Idade : 45
Localização : Minas Gerais

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptySáb 19 Abr 2008, 01:20

Caras. Meio que insistindo aqui mas será que alguém conhece alguma "lista negra" de editoras que tenham passado a perna em colegas? Certamente as editoras não deixam de comentar sobre quadrinistas que exigiram seus direitos na justiça depois de serem enganados. Acho que os quadrinistas deviam fazer o mesmo... tipo, eu trabalho na área de mecânica industrial e essa é uma área meio mercenária aqui em Minas, muitas empresas contratam o cara e depois simplesmente não pagam, enrolam por alguns meses até o cara desanimar e sair. Aí o cara entra na justiça e envelhece vendo a empresa recorrer (meu pai foi enganado durante um 5 meses desse jeito a mais de dez anos, ganhou a causa na justiça a mais de 3... nunca recebeu um tostão!). Só q nessa área empresa que faz isso logo fica mal falada entre os funcionários e aê ninguém nunca mais aparece por lá. Com quadrinhos tinha que rolar algo assim, passou a perna fica sem pessoal!
Ir para o topo Ir para baixo
Rai

Rai


Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/02/2008

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptySáb 19 Abr 2008, 08:43

Não acho muito bom esse negócio de fazer listas negras. Por mais que seja "boa" a intenção. Acho que a melhor coisa a fazer é deixar os caras pra lá. O que é importante é tentar conscientizar outros artistas a não entrarem em situações duvidosas. Por exemplo: Deixar os assuntos relativos a prazo, dinheiro e material bem claros. Fazer um contratinho com a editora que quer publicar o seu material. É bom pro artista e para a editora também. Tentar receber um adiantamento do material que vai produzir. Uma graninha no bolso é um ótimo estímulo pra começar a desenhar. Devemos trabalhar com prazer, mas isso não quer dizer trabalhar de graça! Acho que o artista tem que parar de desenhar de graça, escrever de graça, fazer tudo de graça só pelo amor à arte. Alguns editores se aproveitam desse discurso de "amor pelos quadrinhos" para ludibriar o povo.
Ir para o topo Ir para baixo
Tonon




Mensagens : 49
Data de inscrição : 02/03/2008
Localização : Santo André - SP

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptySáb 19 Abr 2008, 18:40

Realmente. Trabalhar de graça caracterizaria trabalho escravo. Quando trabalhamos de graça, não prejudicamos apenas nós mesmos, mas também todos os colegas que desejam um pagamento justo.
Ganhar a fama de "baratinho" é muito ruim. A fama de "gratuito" então...
Vi algumas tabelas de preço para página, página colorida, ilustração e capa que me deixaram empolgado, mas depois fiquei temeroso. Como cobrar o valor "X", sem que um colega quadrinhista na ansia de publicar, trabalhe de graça?
Ir para o topo Ir para baixo
Rai

Rai


Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/02/2008

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptyDom 20 Abr 2008, 13:45

Acho que quando você acredita no projeto e está disposto a fazer uma parceria para lançar uma revista, ou um fanzine até vale não cobrar nada ou barato. Dependendo do caso vale até entra com dinheiro do próprio bolso, mas desde que seja algo em que está envolvido diretamente. Mas quando quem quer o trabalho almeja ganhar algo ou se promover com o artista, e tem possibilidades de pagar, acho que deve ser cobrado, sim.
Os valores são muito confusos e eu não entendo direito. Também acho que é importante o artista se colocar no lugar do editor e se perguntar: será que minha história é realmente interessante ao ponto de trazer algum tipo de retorno financeiro? Eu pensei em algum tipo de público para criar meus personagens? Meu material tem qualidade, merece ser publicado ou será que devo evoluir mais através de publicações em fanzines? Acho que o editor responsável vai pedir uma amostra do trabalho do artista, um projeto com roteiro definido, qual tipo de publico o artista quer atingir, etc. Depois propor um contrato que seja interessante para ambos. Se o editor não tiver recursos para pagar a produção, pelo menos estabeleça uma porcentagem em cima das vendas da revista. Acho que aí a coisa funcionaria melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
FRANK DELMINDO




Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/06/2008

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptySeg 02 Jun 2008, 11:16

Olá, caros amigos do HQArte!

Rai escreveu: "No caso da publicação independente eu já vejo com bons olhos. Você controla tudo e faz como quiser."

Rai, foi motivado por isso - controle sobre o produto de NOSSO TRABALHO, que nós da revista National Talents resolvemos constituir uma editora e cuidar de TODA a parte burocrática. A escravidão acabou faz muito tempo, ok!

DZA escreveu: "Meio que insistindo aqui mas será que alguém conhece alguma "lista negra" de editoras que tenham passado a perna em colegas? Certamente as editoras não deixam de comentar sobre quadrinistas que exigiram seus direitos na justiça depois de serem enganados."

DZA, enfrentamos MUITA dificuldade de reunir colaboradores de outras cidades para participarem da National Talents. Praticamente TODO MUNDO já tinha sido enganado, sacaneado e caloteado por uma ou mais editoras. Só com muito diálogo, muitos e-mails e um início de trabalho sério foi que conseguimos reunir menos de meia dúzia de desenhistas e quadrinistas.

A solução são os independentes e suas publicações. Pelo menos, enquanto os autores brasileiro interessados em publicar nacionalmente não possuírem poder real de barganha perante as "editoras".

Obrigado pela atenção e me respondam aí!!

Abraços!
Ir para o topo Ir para baixo
Anderson Cossa
Admin
Anderson Cossa


Mensagens : 95
Data de inscrição : 15/02/2008
Localização : Cambé/Londrina Pr

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptySeg 02 Jun 2008, 20:59

Olá Frank! Seja bem-vindo ao nosso fórum!

Acho que o mercado nacional de quadrinho é algo que existe pra pouquissímas pessoas, e mesmo quem está nele, precisa de trabalhos alternativos pra se sustentar. E como há muitos produtores de quadrinhos espalhado por aí no universo independente, sempre vai haver pessoas que se aproveitarão da situação. É sempre bom ficar esperto, mas acho que aparecerá logo, logo, editoras sérias que podem criar um mercado promissor. Quem sabe a sua não seja uma delas!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
http://andersoncossablog.blogspot.com
Hangar 02

Hangar 02


Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/02/2008
Idade : 57
Localização : Tapes

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptyTer 03 Jun 2008, 10:22

Caras, eu tenho publicado a minha revista Hangar por dois anos e não tem sido fácil. Sempre me fodo na hora da distribuição. Agora o pessoal do Quarto Mundo está me dando uma força, deixando em alguns locais de SP e Paraná. Mas vender que é bom... necas. Eu precisava de uma editora que não interferisse na minha linha editorial, mas fizesse toda a parte comercial. Existe? Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
http://diggitistudio.blogspot.com
Rai

Rai


Mensagens : 14
Data de inscrição : 26/02/2008

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Independente   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptyTer 03 Jun 2008, 17:50

Acho que está muito mais fácil fazer uma revista agora do que na época em que eu comecei a mexer com isso. Com a ajuda da internet e da computação gráfica fica mais fácil produzir e divulgar a revista. Estou desenhando uma história curta de 26 páginas. Eu estava pensando em um outro roteiro de 46 páginas numa revista grande, tipo VEja. mas achei melhor fazer uma história menor num formato menor. Fica mais barato! Acho que é bom investir aos poucos. A medida que for ganhando leitores fiéis vocè começa a fazer coisas mais arriscadas. É apenas uma teoria! eu sou novato nesse negócio de independentes. Acho legal criar um blog pra começar a apresentar o personagem e deixar uma certa curiosidade sobre a história. eu fiz isso: http://criaturasdorai.blogspot.com/
Força às revistas independentes!!!
Ir para o topo Ir para baixo
FRANK DELMINDO




Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/06/2008

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptySáb 28 Jun 2008, 12:03

Hangar 02 disse: "Eu precisava de uma editora que não interferisse na minha linha editorial, mas fizesse toda a parte comercial. Existe?"

Caro Hangar, creio que tal editora só vai surgir quando nós, autores e quadrinistas locais, nos unirmos para fazê-lo.

Abraços a todos deste forum, ok!
Ir para o topo Ir para baixo
Wilton Pacheco




Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/01/2009

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptyQua 21 Jan 2009, 08:43

Olá a todos, sou quadrinista, acabei de me registrar.
No primeiro tópico foi perguntado se 14,30 reais a pagina é um preço normal.
O preço varia de 10 reais a pagina até 150 reais no Brasil. Depende do direcionamento, do cliente, da fama de quem faz. Se colocar isso numa tabela, infelizmento veremos a maioria dos "profissionais", no Brasil, fazendo por 30 reais a página.
Uma página tem uma média de um dia para ser bem feito, exige, em média 5 quadros com um a dois personagens cada.
Um retratista cobra para desenhar um retrato, na rua, num desenho de 10 a 30 minutos a grafite, de 5 a 15 reais. Varia de cidade a cidade. Ele não desenha cenário, não arte finaliza, não faz numa posição diferente, não aplica dinâmica. Simplesmente o rosto de frente. Alguns com mais habilidades de reprodução realista cobram acima deste valor, indo de 20 a 100 reais um A4.
Um storyboard, feito rápido, pensado com o diretor, está na margem de 50 para cima a pagina.
Vários quadrinistas veteranos desistiram de tentar quadrinhos no Brasil, e com a facilidade da internet, invadiram o mercado americano, aumentando a competição, reduzindo o valor do trabalho brasileiro e aumentando a qualidade. O número de agencias tem multiplicado desde então, e roteiristas americanos que tantam lançar sua nova obra em editoras lá pocuram estes desenhistas brasileiros pelas agencias.
Então o valor dos quadrinhos, trabalhando para fora é de 10 dólares a 200 dólares.
Mesmo com este valor baixo ainda é vantagem, por que eles dividem bem os profissionais, quem faz o grafite, a arte final, a cor. Dificilmente um profissional tira abaixo disso. Sendo o valor final da pagina minima de 30 dólares. Isso é pouco, mas lembre-se, quem está pagando é o funcionário público que tem o dom de criar histórias, e ele separa um pouco do dinheiro dele para pagar, e fica feliz, pois paga pouco para nós.
Um caso que naõ caiu a ficha para nenhum quadrinista é, que apesar do desenhista de quadrinhos trabalhar mais, exigir uma técnica que leva anos para obter e ser o corpo de toda a obra... e no final, os únicos que lembram o nome do desenhista são os outros desenhistas e estudiosos sobre o assunto. O desenhista roteirista tem mais chances de ser lembrado. O leitor, quando acha o a história boa, decora o nome do autor. O revisor, diagramador, colorista, balonista as vezes nem são citados.
È claro que o roteirista americano, mesmo antes de encontrar uma editora que publique, desembolsa os 30 a 50 dólares, numa edição de 22 paginas e mais um pouco pela capa, chegando ao valor de 700 dólares. Mesmo sabendo que talvez não receba todo este valor de volta. Mas um roteirista sem quadrinista e sem saber desenhar, é um roteirista sem obra nenhuma. Por isto o roteirista americano paga, e paga certo, e não atrasa, e não dá o bolo.
Falamos em editoras. Uma editora é uma empresa que pode falir a qualquer momento, tem que administrar todas as entradas e saidas. E possui pessoas normais que ficam tentando fazer a balança pender para o lucro para não perder o emprego.
Então tem que tentar o que de lucro. Quanto menos pagar mais chance de perder pouco. Mas as gráficas são tiranas, não vão baixar o custo pois nem podem, não estão só vendendo o trabalho, mas o material gasto, como tinta, fotolito, papel. Então quanto menos pagar para o artista melhor. Por isso dar porcentagem de venda é uma maneira. Eles pagam de 5 a 12% do preço de capa para o autor. De 3 em 3 meses durante a venda.
Aqui no Brasil tem muitos como nós que queremos a magia da fama e da riqueza por nosso talento indiscutivelmente lindo. Depois entramos em parafuso quando percebemos que ninguem nota, que não atrai a atenção das vendas e corremos para o apelativo... erótico, violencia, qualquer coisa para chamar a atenção e vender. Os eróticos, apesar de mercado constante, por vezes tem o valor de mínimo de 5 reais a página. Mastigue este valor e saiba que estamos no Brasil que o bolo, ou seja o sujeito que diz que vai pagar assim que for entregue, depois "esquece de pagar" representa de 5% a 30% dos clientes daqui.

O que é bem mais importante é sabermos qual é o preço da nossa hora. Quanto você precisa para sobreviver. Quadrinhos é um trabalho escravo... roteirista te convidar para desenhar roteiro sem ter um editora certo participando do lucro posterior é ofensivo, por que como o quadrinista tem que trabalhar mais, ele tem que ganhar mais, e como não vai ganhar mais, ele vai perder mais. O roteirista pagar ao menos 10 reais a pagina, que representa metade de um funcionario americano paga para nós, pobres coitados brasileiros, e prometer participação na venda se for aprovado, é algo que ameniza isso.

O ganho direto de uma publicação não é a venda da publicação, mas a fama durante a existencia desta edição. Ter coisas publicadas ajuda a conseguir espaços, palestras, aulas, é portfolium etc. E tem muitas edições impressas em garagens procurando um espaço para distribuir e vender. Em enventos de quadrinhos se vende mais. Em lançamentos se vende mais. O QUarto mundo parece-me que foi um bom movimento de quadrinistas que ajuda nisto. Ajuda a se organizar.

Foi falado na Bossa Nova. Eu soube de alguns projetos escolhidos e contratos assinados, mas não soube de mais nada. Alguém está sabendo se está dando certo?
Ir para o topo Ir para baixo
Raffa Campos




Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 27
Localização : Brasílis-DF

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptySáb 02 Fev 2013, 09:17

sou novo no fórum e apesar da minha pouca idade já trabalho bastante aspirando o mesmo que muitos de vocês colegas de profissão (isso soa engraçado), um lugar ao sol e a oportunidade de mostrar o que sei e eventualmente tirar algum com isso...
mas a verdade é que, os únicos que se preocupam com o capenga mercado nacional somos nós que queremos fazer parte dele. Maurício de Sousa é indiscutivelmente o cara! ele consegue equilibrar à anos o seu domínio sobre quase 100% do 'mercado' ( sinceramente é quase um monopólio), e é preocupante ver que ele, e tantos outros nomes que exercem influência sobre as massas (diga-se de passagem Jovem Nerd), pessoas que poderiam mudar o 'Status Quo' não tão nem aí pra situação, uma vez que eles tiram o deles e se satisfazem com isso...
não lembro quem disse isso anteriormente mas, se vai haver alguém com poder de mudar isso, esse alguém somos 'nós', procurei enquanto lia um post ou outro por um coletivo de quadrinhos indie pra pelo menos saber se havia algum que eu pudesse adquirir e fiquei pasmo ao perceber que mesmo o indie sendo mais vantajoso que a publicação por editora, há o fator divulgação, fator esse que impede nosso amigo Hangar de ter sucesso em sua empreitada.
já foi dito uma vez ( e se não foi eu vou dizer agora ) precisamos nos unir nem que seja pra ter todos os nossos nomes listados em um site ou blog coletivo que faça por nós o trabalho de divulgação que talvez estejamos pecando em fazer, trazer uma espécie de selo acompanhando publicações independentes pra dizer: "essa obra não tá sozinha, olhe pra esse selo e vc vai ver quantos outros gênios estão lutando pra transformar entretenimento em arte"
Ir para o topo Ir para baixo
http://raffacampos.tumblr.com
-Rapha-




Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/07/2014
Localização : Rio de Janeiro

Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? EmptySáb 12 Jul 2014, 08:57

Galera, já pensaram em juntar umas 3-4 publicações indies aqui e bancar uma revista independente? é um caminho viável?

por que não entrar em contato com uma gráfica, montar uma revista maneira com histórias indies diferentes e começar a caçar o público?

(eu estaria dentro hahaha)
Ir para o topo Ir para baixo
http://tapastic.com/series/Os-Tomos-de-Tessa
Conteúdo patrocinado





Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty
MensagemAssunto: Re: Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?   Editoras nacionais _ Quem realmente tentou? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Editoras nacionais _ Quem realmente tentou?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
HQ Arte :: MURAL HQ ARTE :: QUADRINHOS NACIONAIS-
Ir para: