HQ Arte
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HQ Arte


 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 DC Comics e Warner se ferram...

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Anderson Cossa
Admin
Anderson Cossa


Mensagens : 95
Data de inscrição : 15/02/2008
Localização : Cambé/Londrina Pr

DC Comics e Warner se ferram... Empty
MensagemAssunto: DC Comics e Warner se ferram...   DC Comics e Warner se ferram... EmptyDom 30 Mar 2008, 19:30

...e a justiça é feita!

Leia mais...
Ir para o topo Ir para baixo
http://andersoncossablog.blogspot.com
Tonon




Mensagens : 49
Data de inscrição : 02/03/2008
Localização : Santo André - SP

DC Comics e Warner se ferram... Empty
MensagemAssunto: Re: DC Comics e Warner se ferram...   DC Comics e Warner se ferram... EmptyTer 01 Abr 2008, 17:05

A minha tarde está bem mais colorida agora, Anderson. Uma injustiça foi corrigida, pelo menos em parte.
Na já distante década de 70, eu assisti uma reportagem na qual apareciam Shuster e Siegel, bem idosos, lutando pelos seus direitos sobre o Superman. Aquela reportagem me marcou. Eu achei aquilo muito injusto e pra lá de cruel. Dois velhos senhores (se não me falha a memória, Siegel estava cego) lutando pelo que criaram quando eram pouco mais que garotos.
Isso não parece a história do Fantasma, o Espírito que Anda?
"Eu combaterei a injustiça e meus filhos me seguirão". Não foi exatamente um filho de Shuster ou de Siegel que corrigiu a injustiça, mas o resultado é o mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
DZA

DZA


Mensagens : 49
Data de inscrição : 02/03/2008
Idade : 45
Localização : Minas Gerais

DC Comics e Warner se ferram... Empty
MensagemAssunto: Re: DC Comics e Warner se ferram...   DC Comics e Warner se ferram... EmptySex 04 Abr 2008, 00:24

Senhores... o meu comentário certamente não vai agradar... mas ainda assim aí vai. Na matéria mostra uma sitação dos autores do superman: "eramos só meninos, como podíamos saber?" Poxa, eles venderam por uma ninharia na época o direito sobre o personagem, mas cá entre nós, não foram eles que fizeram aquele personagem famoso. Na época eles receberam o que era justo por um personagem desconhecido. E alguém com mais visão que eles publicou e posterizou o personagem, e com justiça colheu os frutos. Se eles jamais o tivessem vendido muito provavelmente ele teria mofado em uma gaveta e nunca seria nada... seria isso mais justo?
Vale uma nota interessante, no fim eu sou a favor mesmo é da lei brasileira de direitos autorais que é baseada na francesa. Nela um autor de qualquer arte jamais pode desistir de seu direito sobre ela, nem se quizer! Assim nem sobre pressão de editora alguma vc vende o personagem, o que se vende são os direitos de usa-lo por um tempo. E, mesmo que não haja contrato algum em cinco anos ele volta a pertencer ao autor. Mas nos E.U.A, se vc vendeu não é mais seu. Triste, mas não é injusto não. Suspect
Ir para o topo Ir para baixo
Tonon




Mensagens : 49
Data de inscrição : 02/03/2008
Localização : Santo André - SP

DC Comics e Warner se ferram... Empty
MensagemAssunto: Re: DC Comics e Warner se ferram...   DC Comics e Warner se ferram... EmptySex 04 Abr 2008, 07:03

Agradou sim. Não conhecia essa lei.
Uma pergunta... Como ficam os direitos do Stan Lee sobre suas criações? Que eu saiba, ele era funcionário da Marvel quando criou Aranha e companhia. Se eu crio uma personagem enquanto empregado de uma empresa, e nas dependências dessa empresa, eu tenho algum direito sobre ela?
Ir para o topo Ir para baixo
Anderson Cossa
Admin
Anderson Cossa


Mensagens : 95
Data de inscrição : 15/02/2008
Localização : Cambé/Londrina Pr

DC Comics e Warner se ferram... Empty
MensagemAssunto: Re: DC Comics e Warner se ferram...   DC Comics e Warner se ferram... EmptySáb 05 Abr 2008, 13:58

Sei que o salário do Stan corre em torno de Um Milhão de dólares mensais. E está ganhando uma porcentagens pelos filmes. Acredito que não tem o que reclamar Very Happy E sempre foi muito valorizado pela Marvel. Ao contrário da DC comics que sempre foi "espertona" em chutar a bunda dos criadores e autores. Sei que como venderam sua criação, perante a lei, eles não tinham direito a receber nada. Mas como foram responsáveis por uma excelente criação que já era em termos um sucesso e algo novo na época, deveriam ter tido mais respeito por eles. Eles acreditaram na proposta que a DC fez de darem a eles um emprego fixo, que enquanto o super fosse sucesso, estariam bem arranjados. Mas, depois de dez anos e vencido o contrato, veio o pé na bunda da editora. Emprego era muito precioso naquele tempo. Pense que em 2033, o Superman será um Peter Pan da vida, que todos podem usar sem pagar nada! Vejam a materia no Universo HQ: http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n31032008_04.cfm Talvez ajude a entender melhor.

E você sempre tem direitos de criação, mesmo sendo um empregado e criando algo para essa empresa. Só tem que ficar esperto com o que você assina!
Ir para o topo Ir para baixo
http://andersoncossablog.blogspot.com
DZA

DZA


Mensagens : 49
Data de inscrição : 02/03/2008
Idade : 45
Localização : Minas Gerais

DC Comics e Warner se ferram... Empty
MensagemAssunto: Re: DC Comics e Warner se ferram...   DC Comics e Warner se ferram... EmptySáb 05 Abr 2008, 22:08

Aê Tonon. O Stan Lee é um dos caras mais espertos que eu ja vi... pode ter certeza que ele registrou seus personagens ele mesmo ou então fez contratos bem específicos com as editoras. Em países em que a lei é assim rígida os contratos é que contam. Mas infelismente como sempre a empresa (editora) é mais forte que o criador do personagem, ela "força" contratos desvantajosos para este. Não pode é aceitar, mas se aceitou... já era. Por aqui se alguém te fizer assinar um contrato onde vc vende todos os seus direitos sobre o personagem pode assinar! O contrato não vai valer legalmente. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





DC Comics e Warner se ferram... Empty
MensagemAssunto: Re: DC Comics e Warner se ferram...   DC Comics e Warner se ferram... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
DC Comics e Warner se ferram...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [VENDO] Hi-Fi Colors for Comics

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
HQ Arte :: MURAL HQ ARTE :: ASSUNTOS DIVERSOS-
Ir para: