HQ Arte

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 

Mudanças num personagem consagrado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Tonon

MensagemAssunto: Mudanças num personagem consagrado   Ter 04 Mar 2008, 09:43

Observando as mudanças recentes na personalidade do Homem de Ferro (que maldosamente eu comparei com um agente da SS), notei o quanto uma personagem é vulnerável aos novos escritores, ou pressões do mercado.
Um herói (ou personagem qualquer) é criado de uma maneira. Tem suas características delineadas e é lançado no mercado. Apartir daí começa um processo de evolução natural, e a personagem vai se adequando ao gosto do público e da época. A mudança muitas vezes é boa, outras vezes nem tanto. Mas o negócio pode ficar bizarro. Creio que a mudança mais radical tenha sido com o Tarzan.
Tarzan foi criado como um selvagem violento, mas extremamente inteligente. Nos quadrinhos essa característica se manteve, mas quando foi para o cinema a coisa mudou. De um lider poliglota ele virou um débilmental, especialmente na interpretação do Johnny Weissmiller (creio que se soletra assim). O coitado passou 20 anos dizendo "eu Tarzan, você Jane". Edgar Rice Burroughs arrancava os cabelos quando assistia esses filmes, pois via o seu herói transformado numa besta.
A visão que a maioria dos leitores atuais tem de Tarzan é aquela (o bobão), e não a idealizada pelo seu autor.
Deve ser por isso que Agatha Christie matou seus personagens principais, quando sentiu que a morte estava próxima.
Qual a posição dos senhores? O autor deveria ter controle total sobre sua criação? O quanto um personagem poderia "evoluir" sem perder suas características? Vocês conhecem alguma mudança ainda mais radical que a do homem-macaco?
Ver perfil do usuário
DZA

MensagemAssunto: Re: Mudanças num personagem consagrado   Qua 05 Mar 2008, 01:30

Quanto a isso tem uma questão interessante, a forma de fazer quadrinhos. Com os americanos o negócio é assim: Vc cria o personagem e ele passa a ser seu ganha-pão eterno! Nunca envelhece, ou morre (a não ser que resucite em seguida...). E, se o público enjoar dele, ele sofre uma série de alterações e passa por uma série de confusões bizarras para continuar rendendo dinheiro!
Já os japoneses pensam diferente. Eles criam um personagem, e iniciam uma saga (em geral de 24 números). Se der certo saem mais duas ou três sagas, e depois fim! Eles vão criar outros personagens, outros universos. Eu sou mais a favor do método japones de fazer quadrinhos, eu crio e eu sou dono. Mas eu não vou escorar nesse personagem ou nesse universo o resto da vida. Um dia enche, um dia todo mundo enjoa... essas mudanças drásticas são só uma tentativa de manter o personagem vivo. Basta finalizar a história sem ela ficar desgastada demais, assim o autor deixa fãs saudosos ao invéz de uns poucos que ainda acompanhavam a história e uma maioria murmurando "pô. Até que enfim..." Rolling Eyes
Ver perfil do usuário
Anderson Cossa
Admin

MensagemAssunto: Re: Mudanças num personagem consagrado   Qui 06 Mar 2008, 21:50

Eu simpatizo mais com o estilo japonês também. Mas as editoras americanas conseguem fazer um personagem atravessar gerações. Acredito que, com o passar dos anos, diversas equipes de produção e vários editores que tem a responsábilidade de manter o título vendendo seja o responsável pelas mudanças radicais. E aqui no Brasil, há o exemplo da Turma da Mônica que também funciona assim. Os personagens são um produto feito pra dar lucro, e com grande investimento em cima deles. Quando um equipe criativa pega um personagem assim, você tem as duas coisas - uma saga nova, que os autores criam para ele; e a força de o personagem ser conhecido do público e já contar com uma certa expectativa dos leitores de ver seu "super herói" preferido atualizado.
Disso, então tiro a conclusão de que, o estilo japonês tem como alvo um público que gosta de experimentar coisas novas, e o americano, novidades em cima de produtos conhecidos. Sem generalizar, claro!
Ver perfil do usuário http://andersoncossablog.blogspot.com
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Mudanças num personagem consagrado   

Mudanças num personagem consagrado
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ka-minhão de mudança...
» dificuldade em reduzir mudança
» [DÚVIDA] - Pq na mudança de combustível o carro não pegou?
» Mudança de oleo e filtro de oleo na "Transplante"
» mudanças/embreagem

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
HQ Arte :: MURAL HQ ARTE :: QUADRINHOS EM GERAL-
Ir para: